A escola, por ser o primeiro agente socializador fora do círculo familiar da criança, torna-se a base da aprendizagem se oferecer todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida. Assim, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar e, consequentemente, na vertente social, é necessário que haja um estabelecimento de relações interpessoais positivas, possibilitando assim o sucesso dos objetivos educativos. (Krueger,s/d)
Partindo deste pressuposto e sabendo que a primeira infância é crucial e determinante na vida de qualquer criança, a Educação Pré-Escolar assume-se como a primeira etapa do processo educativo ao longo da vida. Pela importância que assume no desenvolvimento das crianças, e sendo complementar à ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, a Educação Pré-Escolar define a sua ação mediante as Orientações Curriculares emanadas pelo Ministério da Educação e que assentam, essencialmente, em três vertentes:
Área de Formação Pessoal e Social
Área de Expressão e Comunicação
Área de Conhecimento do Mundo
Estas áreas de conteúdo, transversais, integradoras e complementares, orientam a prática pedagógica do educador de infância e contribuem para que a Educação Pré-Escolar se torne motor de cidadania, alicerce de uma vida social, emocional e intelectualmente equilibrada.