As rotinas são muito importantes nesta fase inicial do desenvolvimento da criança, pois proporcionam experiências de aprendizagem a todos os níveis.
Além de serem utilizadas como estratégias para atingir determinados objetivos, transmitem ainda segurança, na medida em que a criança começa a perceber o que acontece em cada etapa do seu dia.
É desta forma que as rotinas devem ser programadas no início do ano e realizadas diariamente. Assim, as crianças começam a assimilar e a diferenciar os diferentes momentos do dia, começando a encadeá-los.
A participação da criança em todas as atividades programadas é uma mais valia para a sua efetiva integração no contexto educativo. Só desta forma as aprendizagens serão apreendidas.
07h30
Abertura da Creche
07h30 - 09h15
Acolhimento das crianças
09h15 - 09h40
Canção do Bom Dia/Marcação das Presenças, etc.
09h40 - 10h00
Reforço da Manhã (lanche)
10h00
Início das Atividades Orientadas
11h00
Higiene e Preparação para o Almoço
11h30 - 12h30
Período de Almoço
12h30
Início da Sesta
15h00
Higiene e Preparação para o Lanche
15h30 - 16h00
Período do Lanche
16h00
Início das Atividades Livres
19h30
Encerramento da Creche
Embora as fases do dia ocorram sempre com a mesma lógica e encadeamento, não existe a rigidez e inflexibilidade demonstrados pelo horário acima representado. Sempre que se considerar pertinente e adequado a rotina poderá sofrer alterações.